Outras especialidades

O que nós, dentistas precisamos saber sobre a Odontologia do Esporte?

Atualmente, um ponto muito discutido na Odontologia e no mundo do esporte é o papel do Cirurgião Dentista no preparo de atletas, sejam eles amadores ou profissionais.
Hoje, podemos observar que a maioria dos grandes clubes de futebol possuem um departamento voltado para os cuidados com a saúde bucal de seus atletas.

Mas por que? Será que nós temos um papel tão importante na preparação e no dia-a-dia dos atletas? SIM, nós temos!

O Cirurgião Dentista especialista em Odontologia do Esporte, tem como principal função realizar um trabalho preventivo com os atletas, que tem o corpo como principal ferramenta de trabalho e deve ser cuidado de forma rigorosa e acompanhado de perto. E sim, o cuidado do corpo deve começar pela boca.

Muita gente não sabe, mas a presença de um foco infeccioso na boca de um atleta pode levar a um prejuízo durante sua preparação ou recuperação após alguma lesão. Focos infecciosos que surgem na boca, podem se espalhar pelo corpo do atleta, fazendo-o perder competições ou até mesmo uma temporada inteira de preparação.

Uma má oclusão pode afetar e vir a gerar problemas na respiração dos atletas, algo que os dentistas conseguem diagnosticar, tratar e consequentemente, melhorar o desempenho com uma simples placa otimizadora, que compensa a má oclusão, gerando um equilíbrio oclusal, relaxamento muscular, melhora na respiração e até mesmo melhora na postura do atleta.

Você já deve ter visto atletas de MMA usando uma proteção na boca, e até mesmo jogadores de futebol, não é? Somos nós, dentistas, responsáveis pela confecção e adaptação destes protetores nos atletas. Os protetores bucais têm como função amortecer e dissipar as forças transmitidas durante um trauma na boca, protegendo o atleta.

Ficou claro que o Cirurgião Dentista, tem sim, um papel muito importante dentro do mundo do esporte, papel esse que deve crescer cada vez mais nos próximos anos, devido a busca de otimização, prevenção e melhora da performance dos atletas.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar

Leia mais