Casos Clínicos

RelyX™ U200: 15 anos de performance clínica

Não é por acaso que o cimento resinoso autoadesivo da 3M é o cimento de escolha de muitos dentistas. A família RelyX™ Unicem, hoje comercializado no Brasil como RelyX™ U200, foi classificado como excelente (96%) no estudo clínico de 15 anos realizado pela Dental Advisor. Perto de 3.400 restaurações foram observadas e três categorias foram avaliadas: ausência de sensibilidade pós-operatória, ausência de descoloração marginal e retenção. Confira na íntegra todos os detalhes deste estudo.

Boa leitura!

Descrição:

O Cimento Resinoso Autoadesivo RelyX™ Unicem é um cimento dual e não requer condicionamento ácido, primer e adesivo no substrato dental. O cimento apresenta 72% de carga em peso. RelyX™ Unicem 2 (RelyX™ U200) está disponível em uma formulação pasta/pasta na apresentação Clicker ou Automix. O fabricante informa que RelyX™ Unicem 2 (RelyX™ U200) proporciona uma excelente vedação marginal. As duas apresentações são indicadas para a cimentação de coroas, próteses fixas com ou sem pônticos, inlays, onlays, restaurações metálicas, componentes protéticos de implantes e pinos endodônticos. Em algumas regiões o RelyX™ Unicem 2 é também conhecido como RelyX™ U200, e sua versão em cápsula está disponível em alguns países e é conhecido como RelyX™ Unicem (disponível nas cores A1, A2, A3 Opaco e Translúcido).

Adendo do texto original da Dental Advisor : A versão clícker foi lançada como RelyX™ Unicem (RelyX™ U100) em 2007 e em 2010/2011 foi lançada a versão automix com melhorias na sua formulação, este produto passou a se chamar RelyX™ Unicem 2 (RelyX™ U200)

Protocolo de avaliação clínica:

Mais de 6.000 restaurações foram cimentadas com RelyX™ Unicem e RelyX™ Unicem 2 (RelyX™ U200) ao longo dos últimos 15 anos. Perto de 3.400 foram observadas com cerca de 15 anos. As restaurações incluem inlays, onlays, coroas e próteses fixas, além de coroas e próteses fixas de zircônia e pinos endodônticos (figura 1). Cerca de 2/3 (2.226) das restaurações observadas foram cimentadas com RelyX™ Unicem, enquanto 1/3 (1.166) foi cimentada com RelyX™ Unicem 2 (RelyX™ U200). A idade das restaurações observadas foi entre 5 e 15 anos (figura 2).

          

Fig. 1: Como está distribuída as restaurações cimentadas com 3M™RelyX™ Unicem e 3M™ RelyX™ Unicem 2 (RelyX™ U200) observadas durante 15 anos.
Fig. 2: Idade das restaurações cimentadas com 3M™RelyX™ Unicem e 3M™ RelyX™ Unicem 2 (RelyX™ U200) avaliadas na observação.

Resultados aos 15 anos:
As categorias avaliadas na observação incluíram: ausência de sensibilidade pós-operatória, ausência de descoloração marginal e retenção. Cada categoria foi classificada em uma escala de 1 a 5, sendo 1 = ruim, 2 = razoável, 3 = bom, 4 = muito bom e 5 = excelente.

Ausência de sensibilidade pós-operatória
Desde o início RelyX™ Unicem teve pouquíssimos casos relatados e documentados de sensibilidade pós-operatória (figura 3). A sensibilidade pós-operatória foi menor que 1% no total das restaurações cimentadas e ainda menor para restaurações cimentadas com RelyX™ Unicem 2 (RelyX™ U200). A sensibilidade geralmente ocorreu depois da cimentação das restaurações e na maioria dos casos em algumas semanas depois da cimentação a sensibilidade diminuiu.

Ausência de descoloração marginal
Noventa e cinco por cento das restaurações observadas cimentadas com RelyX™ Unicem não mostraram qualquer descoloração marginal, ao mesmo tempo em que, para restaurações cimentadas com RelyX™ U200 , esse número subiu para 98% (figura 3). A descoloração foi mostrada pelo acinzentamento na margem das restaurações cerâmicas. O acinzentamento foi observado em 5% das restaurações. Em metade delas, o acinzentamento foi mínimo; em 1% foi moderado e nos 1,5% finais foi mais severo, sendo necessária a substituição de cerca de 35 restaurações. É importante notar que a descoloração pareceu piorar com o tempo. Menor descoloração foi observada quando as restaurações foram cimentadas com RelyX™ U200 .

Retenção
Cento e oito (4,8%) das restaurações observadas soltaram-se ao longo do período de avaliação de 15 anos (figura 3). Em 90% desses casos, o cimento estava na restauração, e não no dente preparado. Não foi incomum notar manchas cinzas ou pretas em muitas das restaurações soltas.

Resumo:
O Cimento Resinoso Autoadesivo RelyX™ Unicem mostrou-se ser muito confiável ao longo do período de observação de 15 anos. Este produto recebeu uma classificação de avaliação clínica de 96%.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar

Leia mais